Dinâmica dos Sabores

Este é o “Manual de normas. condutas e procedimentos da Dinâmica dos Sabores”. Ele define não só os princípios que devem orientar o trabalho e as relações na empresa, como também a conduta moral que cada profissional desta organização deve adotar para a manutenção da qualidade dos nossos produtos e serviços, bem como da nossa participação na sociedade.

A Dinâmica dos Sabores orgulha-se de conduzir suas atividades com base na honestidade e no comprometimento com a defesa dos princípios fundamentais de respeito à vida humana, buscando sempre a sua plena realização no respeito às leis, estatutos e regulamentações, sempre adotando práticas de proteção ao bem-estar comum e ao meio ambiente.

Assim, este manual explicita o que consideramos moral, principalmente a integridade de nossas ações, nosso relacionamento transparente para com nossos clientes, colaboradores, fornecedores, imprensa, órgãos públicos e comunidade, e nosso elevado padrão de conduta comercial.

Para a Dinâmica dos Sabores, o atendimento personalizado não é apenas um slogan, é um desafio e uma meta, que buscamos por meio da inovação como diferencial, do trabalho, do profissionalismo, da determinação e da conduta reta.


O que esperamos de nossos colaboradores

Nosso Manual tem por objetivo oferecer uma compreensão clara sobre as condutas que orientam nosso negócio e nosso relacionamento, devendo estar presentes no dia a dia de nossas atividades junto a Empresa, expressando nosso compromisso e respeito com as seguintes premissas:

  1. À conduta moral e honesta perante as situações de conflito de interesses entre relações pessoais e profissionais.
  2. Ao entendimento, preciso e correto da informação contida nos documentos mantidos e divulgados internamente ou afixados nos quadros.
  3. Ao cumprimento das leis, normas e regulamentos aplicáveis ao nosso negócio, nos níveis, Municipal, Estadual e Federal.
  4. A comunicação sobre qualquer violação comprovada do manual de normas e condutas.

Os princípios deste Manual aplicam-se a todos os colaboradores da Empresa, inclusive prestadores de serviços e consultores, entendendo-se, também, aos fornecedores. O comprometimento com essas diretrizes é condição essencial para estarmos trilhando o mesmo caminho e representa, em primeiro lugar, a adesão e a responsabilidade de todos na defesa dos interesses da Empresa.


Nossos Compromissos

A leitura e assimilação deste Manual é dever de todo colaborador. Todos os demais públicos envolvidos nas atividades comerciais da Empresa serão informados sobre a importância da adesão aos princípios aqui colocados. Cada um é responsável pela supervisão e garantia dos procedimentos, visando assegurar o conhecimento e a divulgação dos princípios éticos aplicáveis aos relacionamentos internos e externos sob sua responsabilidade. Nesse sentido, deverá estar sempre alerta para ouvir e agir sobre assuntos relativos às possíveis violações do pregado por este manual.


Comprometimentos

O comprometimento com a satisfação dos nossos clientes e o atendimento personalizado são aspectos fundamentais para sustentação dos princípios e valores da Dinâmica dos Sabores. Nossos negócios sempre são orientados por um profundo senso moral, conciliando os interesses de todos – sociedade, clientes, fornecedores e colaboradores - valorizando o ser humano em todas essas relações, e orientando-nos pelos seguintes princípios:

  • Honestidade e integridade na condução de nossos negócios;
  • Respeito como base de todos os nossos relacionamentos;
  • Compromisso com a qualidade expressa na integridade dos produtos e serviços que comercializamos, bem como na busca incansável da melhoria da qualidade de vida de nossa gente e de todos com os quais mantemos relacionamento;
  • Humildade e coragem no enfrentamento dos desafios;
  • Clareza e precisão na divulgação de informações, sem prejuízo da confidencialidade, quando necessário;
  • Responsabilidade na construção e preservação de nosso patrimônio físico e de nossa imagem;
  • Preservação e sustentação das condições ambientais, coibindo o mau uso, a depredação e o comprometimento dos recursos naturais e físicos.
  • Preocupação permanente com a geração de emprego e a evolução física e financeira de nossa gente.

Quem Somos?

A reputação da Dinâmica dos Sabores é resultado de um trabalho árduo e coletivo, construído com dedicação, onde todos são responsáveis pela preservação e melhoria da imagem de confiança e credibilidade. Este é um sonho sonhado por um empreendedor que não mediu e não medirá esforços para construir um futuro melhor para seus clientes, colaboradores e a sociedade.


Nossos Pensamentos

A Dinâmica dos Sabores não obtém vantagem por meio de favorecimentos ou decorrentes de qualquer forma de incentivos ou benefícios indevidos. Como uma empresa responsável, voltada para o estabelecimento de relações íntegras e reconhecendo como nossa tarefa primordial zelar por um ambiente de negócios saudável, guiados pela busca do comprometimento moral e ético com nossos parceiros internos e externos, visando a consolidação de parcerias sólidas e duradouras, fundamentada em nossas crenças de que contribuímos para um mundo melhor.

Nossos compromissos morais e éticos que orientam nossos relacionamentos com nossos diferentes públicos expressam nosso comprometimento para com os mais nobres padrões de conduta, tratando a todos com igualdade, dignidade e respeito.

» Nossos Clientes

A Dinâmica dos Sabores orgulha-se de ter a confiança de seus clientes. Esta confiança é a chave do nosso sucesso, então mantemos prioritariamente a qualidade de nossos produtos e serviços – qualidade que se pauta pela responsabilidade na comercialização de nossas mercadorias, oferecendo e praticando processos padronizados de recebimento, armazenagem, precificação, manipulação e exposição de mercadorias, cumprindo fielmente o estabelecido pelas leis vigentes.

Assim, todos os nossos processos relativos aos clientes são tratados com a máxima atenção quanto:

• A produtos e serviços oferecidos, sempre, com honestidade e respeito.

Todas as decisões da Dinâmica dos Sabores relativa ao relacionamento com os clientes serão sempre tratadas com imparcialidade e livres de preconceito de qualquer natureza, obedecendo rigorosamente às leis e regulamentações estabelecidas pelo Código de defesa do Consumidor, sempre a disposição de nossos clientes.

A Dinâmica dos Sabores manterá a confidencialidade das informações recebidas de seus clientes, comprometendo-se a resguardar as integridade física e moral quando de suas compras na nossa loja, tomando as providências cabíveis a cada caso.

» Nossos Parceiros

O comprometimento de nossos parceiros e prestadores de serviços é o principal requisito para o exercício competente de nossas atividades profissionais é importante diferencial de nossos negócios. Aceitar, respeitar e tratar todos como iguais, com atitude de educação, cooperação e consideração é condição fundamental para a realização de nossos objetivos. Portanto, o convívio no ambiente de trabalho deve se alicerçar na conduta moral de todos nossos colaboradores, prestadores de serviços, fornecedores, independente de cargo ou função.

Consideramos a integridade profissional de transparência nas relações com seus colaboradores, questão fundamental para a construção de um ambiente de confiança mútua e de responsabilidade em todos os níveis. Assim, sua política de comunicação privilegia o público interno ou acesso as informações relacionadas à empresa, ao negócio e as ações de Recursos humanos. É papel da liderança utilizar os canais da comunicação interna disponíveis, para manter sua equipe atualizada.

A preservação da saúde e integridade física de nossos colaboradores e a promoção da qualidade de vida ao nosso ambiente de trabalho, são fundamentais. Todos os colaboradores, prestadores de serviço e fornecedores devem garantir condições de trabalho seguras e sadias, comprometendo-se com os procedimentos e instruções que regulam e preservam a segurança e a saúde, isto tudo, cumprindo rigorosamente as leis e normas internas relativas à Medicina e segurança do Trabalho.

Assim, com a finalidade de garantir manutenção e transparência quanto a esses compromissos e evitar favorecimento nos seus procedimentos de recrutamento, seleção, desenvolvimento, avaliação e desligamento de seus colaboradores, adota as seguintes práticas:

  • Está comprometido com políticas de recursos humanos voltadas para Justiça, transparência, imparcialidade e profissionalismo, oferecendo oportunidades iguais de trabalho a todos aqueles que integram a Dinâmica dos Sabores;
  • Não admite, em nenhuma hipótese, a exploração do trabalho infantil e reserva-se o direito de não contratar serviços e ter relacionamento comercial com entidades, organizações ou instituições que adotem essa prática;
  • Não admite nos processos de recrutamento e seleção, treinamento, remuneração, comunicação, promoção, desligamento, transferência ou qualquer outros fatores relativos ao desempenho profissional, qualquer forma de discriminação relativa à raça, gênero, orientação sexual, cor, religião, idade, origem étnica, incapacidade física ou mental ou qualquer outra classificação protegida por leis federais, estaduais ou municipais.
  • Não admite qualquer conduta que possa criar um ambiente de trabalho hostil, intimador ou ofensivo; assim, qualquer atitude ou conduta que se configure ofensiva à moral ou a integridade física- como assédio moral e sexual – acarretará severas penalidades.
  • Não admite que os colaboradores se prevaleçam de sua posição, cargo ou função para obter qualquer cortesia, seja na forma de brindes, presentes ou compensações financeiras. Nas situações em que não for possível evitar o recebimento, esses serão encaminhados ao escritório que se responsabilizará por sua destinação e respectiva ciência ao público interno e externo. Com o objetivo de favorecer iguais oportunidades, os convites, recebidos em nome da Dinâmica dos Sabores, para participação em cursos, palestras, workshops e atividades afins, devem ser encaminhados a administração, que se incumbirá da análise e adequado encaminhamento;
  • Não admite, em nenhuma hipótese, que os colaboradores deixem de cumprir com os compromissos assumidos, inclusive aqueles decorrentes de compra na loja da Dinâmica dos Sabores, pagas por intermédio de cheques ou financiadas pelo crédito;
  • Não admite que os colaboradores obtenham qualquer benefício pessoal decorrente do privilégio de informações ou vantagem obtida em situação de trabalho;
  • Não admite consumo de bebida alcoólica e drogas ilegais, bem como estar sob efeito dessas durante a jornada ou no ambiente de trabalho;
  • Não permite o consumo de produtos estando o empregado uniformizado e no ambiente de trabalho;
  • Não permite a discussão de quaisquer assuntos que não esteja relacionado ao trabalho;
  • Não permite a venda, empréstimos ou qualquer outro tipo de transação entre os empregados no interior da empresa;

» Concorrentes

A competitividade da Dinâmica dos Sabores será exercida com base na nossa capacidade de negociação junto ao fornecedor e no atendimento diferenciado aos nossos clientes internos e externos.
Nenhum parceiro está autorizado a fornecer informação ou discutir com concorrentes os planos de comercialização, promoção e/ou divulgação de nossos produtos e serviços. Cabe a direção da Dinâmica dos Sabores a responsabilidade de zelar pelas questões institucionais.
A Dinâmica dos Sabores não admite, não endossa e não apóia que seus parceiros façam comentários difamatórios sobre quaisquer de seus concorrentes. E que este merecem o mesmo tratamento digno e respeitoso que esperamos receber, dentro e fora da empresa.


» Relação com Sociedade

Todos os colaboradores e prestadores de serviços devem agir com responsabilidade e em conformidade com os princípios morais na defesa da imagem e da reputação da organização, sempre e quando estiver participando de atividades junto à comunidade.
A Dinâmica dos Sabores não admite, apóia ou estimula pedidos de doação de qualquer natureza a fornecedores e/ou prestadores de serviços no sentido de prover recursos financeiros e/ou materiais para a realização de promoções, eventos, campanhas ou ações de cunho social e terceiros. Situações que se caracterizam pela sua excepcionalidade serão avaliadas e aprovadas pela direção Executiva.
A Dinâmica dos Sabores não admite a dotação de fundos ou apoios de qualquer natureza, incluindo, lazer, transporte, locação, presentes e brindes para representantes ou militantes políticos.


» Imprensa

A organização, a bem de seus clientes, e sociedade em geral, mantém um canal aberto com a imprensa, tornando disponíveis todas as informações necessárias ao esclarecimento e divulgação de suas ações.
A Dinâmica dos Sabores não divulgará nenhuma informação referentes aos seus clientes, a menos que devidamente autorizada pelas pessoas envolvidas. Somente a direção pode oferecer ou divulgar informações para os meios de comunicação ou outros órgãos.
É dever de todos os colaboradores e prestadores de serviços zelar pela imagem e reputação da Dinâmica dos Sabores.


» Órgãos Públicos

A Dinâmica dos Sabores mantém o mais alto nível de integridade na relação com representantes do governo. Os representantes dos Órgãos Públicos devidamente identificados por credenciais recebem tratamento profissional e isento, tornando disponíveis aos mesmos, sempre que solicitados, as informações, dados e registros pertinentes exigidos por lei. Situações diversas que violem os princípios e procedimentos éticos previstos no nosso Manual devem ser encaminhados a Direção, que tomará as providências cabíveis.


A comunicação na Dinâmica dos Sabores

As ações de marketing e publicidade da Dinâmica dos Sabores são fundamentais na preservação da imagem de respeitabilidade e confiança, junto aos diferentes públicos, devendo expressar a honestidade e integridade das nossas políticas comerciais e práticas do cotidiano. Portanto, toda e qualquer informação, fato, evento, ou ação mercadológica deverá atender aos princípios aqui estabelecidos, e não deve, sob qualquer hipótese, levar a informações difamatórias, discriminadoras, falsas e/ou incorretas. Toda e qualquer publicação – tais como artigos, anúncios, catálogos folhetos, encartes, filmes publicitários ou qualquer outra peça publicitária, bem como outros materiais de promoção – deve corresponder de modo fidedigno as políticas comerciais e práticas, estabelecidas pela Dinâmica dos Sabores, e ser devidamente autorizada.


» Roubo e/ou uso indevido dos bens da Dinâmica dos Sabores

Todos os colaboradores e prestadores de serviços são responsáveis pelo uso, manutenção e preservação do patrimônio, tais como suas dependências e equipamentos. Portanto cabe a todos zelar, cumprir e comunicar quaisquer procedimentos necessários para a preservação adequada dos recursos materiais e físicos da Dinâmica dos Sabores.
Nenhum colaborador ou prestador de serviços pode apropriar-se de bens ou recurso da Dinâmica dos Sabores, nem utilizar os mesmos para benefícios próprios.
A remoção ou utilização não autorizada de material, bem físico ou equipamento pertencente a Dinâmica dos Sabores é considerado ato ilícito e passível de aplicação da legislação vigente no país para tais práticas.
Nenhum colaborador ou prestador de serviço pode beneficiar-se da situação de trabalho para pedidos ou obtenção de recursos físicos ou financeiros de interesse pessoal ou particular, tais como comercialização de produtos, rifas, listas e correntes de qualquer natureza.


» Uso e registro das informações

Os documentos – contratos, registros financeiros e contábeis, relatórios de qualquer natureza, projetos, pesquisa de opinião e de mercado, planos comerciais e de marketing, programas de gerenciamento das informações – são de propriedade da Dinâmica dos Sabores e não podem ser utilizados fora ou serem divulgados, a não ser que devidamente autorizados para publicação.
Todos os programas, planos e projetos, desenvolvidos ou criados durante o tempo de atividades junto a Dinâmica dos Sabores são de propriedade nossa. Esse material somente poderá ser retirado ou divulgado quando do cumprimento de deveres da atividade profissional em nome da Dinâmica dos Sabores e deverá ser devolvido e mantido em nossos arquivos.
Cada colaborador e prestador de serviço deve zelar para que informações de propriedade da Dinâmica dos Sabores fiquem devidamente protegidas e não possam ser acessadas por pessoal não autorizado.
Conferências, palestras e apresentações referentes a Dinâmica dos Sabores ou contendo informações sobre suas atividades só poderão ser realizadas mediante autorização prévia.
Qualquer solicitação externa ou de colaboradores para realização de trabalhos acadêmicos/escolares que tenham como foco as atividades da Dinâmica dos Sabores, desde que não se refiram a assuntos e informações estratégicas, deverá ser autorizado pela respectiva Direção.
Todos os colaboradores são responsáveis pela informação precisa e segura contida nos registros e documentos que dão sustentação para atividades da Dinâmica dos Sabores, portanto devem assegurar a correção e adequação dos dados, bem como devem manter a salvaguarda toda a documentação de acordo com os procedimentos estabelecidos e as exigências da política de controle e proteção dos ativos da Dinâmica dos Sabores.


» Uso dos meios eletrônicos de comunicação

Os recursos e equipamentos de comunicação eletrônica são bens da Dinâmica dos Sabores para uso exclusivo das atividades de seu interesse. A Dinâmica dos Sabores reserva-se o direito de monitorar e controlar o acesso à internet de todos os equipamentos ligados ao seu sistema de tecnologia da informação.
Cada colaborador e prestador de serviços é responsável pelo envio, manutenção e proteção dos dados, arquivos e outros materiais – tais como softwares e hardwares – do sistema eletrônico de informações. Todos os que fazem uso da internet como meio de comunicação deve fazê-lo em seu próprio nome, nunca como outra pessoa.
Nenhum software que não cumpra as políticas da Dinâmica dos Sabores ou os acordos de licenciamento e direitos autorais aplicáveis a cada situação pode ser adicionado ao sistema de comunicação eletrônica da Dinâmica dos Sabores. Não se admite a transmissão de arquivos, imagens, jogos interativos que não sejam de interesse da Empresa.
Todo colaborador e prestador de serviços devem utilizar os recursos disponíveis de comunicação eletrônica única e exclusivamente para fins profissionais dentro das exigências legais e segundo os princípios deste manual, sendo assim, não deve transmitir comentários difamatórios, usar linguagens, imagens ou arquivos que sejam ofensivos ou induzam qualquer forma de discriminação.


» Propriedade intelectual

Os colaboradores devem proteger e salvaguardar as idéias, os programas, planos e projetos concebidos pela Dinâmica dos Sabores ou desenvolvidos pelos colaboradores quando e durante o tempo de seu vínculo profissional.


Administração e aplicação do Manual
» Cumprimento do Manual

Este manual aplica-se diretamente a todos os colaboradores e prestadores de serviço e reflete os valores e cultura da Dinâmica dos Sabores. O seu cumprimento revela o compromisso de parceria em todas as nossas ações no trabalho.

» Violação do Manual

É de responsabilidade de cada colaborador o conhecimento das políticas e práticas expressas no manual de normas e conduta, qualquer violação a qualquer uma das normas resultará em medidas disciplinares apropriadas, podendo inclusive levar ao desligamento.
Toda informação referente às possíveis violações éticas ou atividades ilegais será recebida e tratada confidencialmente, não se admitindo retaliação de qualquer natureza. A Dinâmica dos Sabores compromete-se a manter sigilo sobre a identidade daqueles que relataram ou participaram da investigação sobre a violação do manual.
No caso dos prestadores de serviços e fornecedores, o desrespeito ao manual poderá resultar em sanções disciplinares ou suspensão imediata do contrato e, conforme o caso, o processo legal.

» Isenção à aplicação do Manual

Qualquer isenção ou suspensão da aplicação das orientações aqui apresentadas somente poderá ocorrer mediante autorização da Direção, sendo necessária sua devida informação a todos os colaboradores.

» Responsabilidades

» Lideranças

  • Ser exemplo de conduta ética para os seus líderes;
  • Ler, compreender, cumprir e fazer cumprir o Manual de Boas Práticas de Normas e Conduta;
  • Divulgar o manual entre os seus parceiros e certificar-se de sua leitura e compreensão;
  • Responsabilizar-se pelo preenchimento e assinatura do termo de conduta do colaborador e seu devido arquivamento junto ao Departamento de Recursos Humanos;
  • Orientar os colaboradores sobre ações ou situações que representem eventuais dúvidas ou dilemas éticos;
  • Divulgar esclarecimentos e orientações quanto a situações ou fatos que representem dúvidas ou dilemas éticos.

» Colaboradores

  • Ser exemplo de conduta ética para seus colegas;
  • Ler, compreender, cumprir o Manual de normas. condutas e procedimentos
  • Levar para sua chefia eventuais situações que suscitar dúvidas.

» Direção

  • Ser exemplo de conduta e compromisso para as políticas e práticas contidas no manual;
  • Ser responsável pela aplicação das diretrizes na sua área;
  • Conduzir os colaboradores sob sua responsabilidade à total adesão para com os princípios e orientações do manual;
  • Aprovar a elaboração, revisão e divulgação do manual;
  • Tomar as decisões administrativas nos casos mais graves de violações do manual;
  • Aplicar as sanções previstas na lei.

» Compromisso e adesão

A reputação e a integridade ética da Dinâmica dos Sabores é responsabilidade de cada um de nós e dos prestadores de serviços que interagem com nossas ações, nossos produtos e nossos serviços e constitui orientação fundamental para nossas práticas diárias.